quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Churrasco, cinema e namoro: santos remédios para a alma


O feriadão e a santa viajem dos filhos para o encontro de jovens e adolescentes na cidade de Presidente Dutra foi um presente dos céus para mim e Gildete. No domingo, após a Escola Bíblica Dominical fomos a um rodízio (depois de degustarmos vários tipos de carne com preferência pela picanha é claro, com a chegada da conta bateu uma leve depressão misturada com sono que curei assim que cheguei em casa e nos jogamos na cama), à noite sem nenhum constrangimento aceitei um convite dos irmãos Cristina e Tony Menezes para conhecer a Toca da Empada. A empada estava deliciosíssima, a companhia agradabilíssima e o preço irrecusável, afinal como reza o dito popular: “quem convida dá banquete”.
Na segunda acordamos um pouco mais tarde, fomos caminhar na litorânea e na volta passamos no supermercado para comprarmos os ingredientes para prepararmos (prepararmos, é força de expressão!!!) um estrogonofe para os nossos filhos, que por sinal é o prato preferido dos dois. À noite fomos ao cinema assistir o filme “Besouro nasce um herói” e ao final nos dirigimos à Igreja para esperarmos os nossos tesouros.
O filme conta a historia de um capoeirista de Santo Amaro no recôncavo baiano, o “Besouro Mangangá” que se insurge contra a tirania de um latifundiário e usineiro, que a despeito do fim da escravidão mantinha os negros que com ele trabalhavam em condição análoga a que tinham quando ainda escravos e com a força das armas e do chicotes os obrigava a trabalhar a exaustão. O "Besouro" hollywoodiano é um exímio capoeirista, que tinha a obrigação de proteger seu professor, o mestre Alípio que por causa da negligencia do seu pupilo foi assassinado a tiros por capangas mandados pelo mesmo fazendeiro que lhe tira a vida posteriormente.
O trailer que segundo críticos é melhor do que o filme “bombou” na Internet, mas o filme decepcionou muitos dos que foram para vê-lo. Na telona, o lendário capoeirista é um homem atormentado pela culpa, que encontra nas divindades do candomblé forças e motivação para continuar com a luta que marcou a vida e a morte do seu tutor, o mestre Alípio.
Foi bom vê imagens da cidade de Santo Amaro, ouvi o sotaque baiano (sem os exageros tão comuns na tv), ouvi a melodiosa voz dos atores baianos, mas eu esperava bem mais. Saí da sala com uma ponta de decepção visto que era grande a minha expectativa.
A despeito da minha humilde critica, o filme mostrou que a verdadeira escravidão não é a do corpo, mas a da alma, mesmo livres dos ferros os negros recém alforriados tinham a alma encarcerada, saíram da senzala, mas a senzala continuava dentro deles, corpo livre coração escravo.
É assim também em nossas igrejas, muitos crentes a quem Cristo concedeu vitória, vivem como derrotados, cheios de amarguras, não conseguem se apropriar do perdão divino arrastam-se pela vida cheio de ódio, prisioneiros do passado, atormentados pela falta de perdão, com alma na senzala e o coração no tronco se rastejam pela vida infelizes, insatisfeitos, derrotados e sem esperança. Deus nós chamou para a liberdade. Nada nem ninguém pode nos fazer prisioneiros, a única prisão capaz de nos prender é a fortaleza de um coração endurecido, incapaz de perdoar aos outros e a se mesmo.
Não devo terminar esse artigo sem mencionar que passear de mãos dadas no calçadão da litorânea, ir ao cinema assistir um filme, não pelo filme, mas apenas para estar juntos, sorrir, brincar e namorar é o melhor dos remédios contra o estresse, o cansaço, a enxaqueca ou qualquer mal proveniente da alma, do coração ou do corpo.
Ivan José

4 comentários:

  1. Amei o texto. Uma palavra do Pastor Ivan... Fiquei com mais saudade ainda de vcs. É para fortalecer a alma, pois éstamos sempre cansados, indispostos e estressados com o trabalho ,a faculdade, os problemas do dia-a- dia, e deixamos muitas vezes de estar juntos, sorrir, brincar e namorar. Tenho pensado nisso ultimamente, não vale a pena essa correria, tudo nessa vida passa e passa bem depressa...Temos que aproiveitar e propiciar os bons momentos com a família e com os amigos.

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer que, em primeiro lugar, também estava com minha eterna namorada na Litorânea neste dia. Vimos vocês dois, acenamos, mas vocês não nos viram!!! hehehehe
    Em segundo lugar, que belo texto... é a Palavra da Redenção. É a Palavra que liberta, e que nos torna tão leves, a ponto de encontrarmos as lições de Deus até nas coisas simples da vida. Seja uma caminhada, seja um estrogonoff ou uma praia, ou ainda até mesmo num fime!! Deus o abençoe, Pastor!!! Saudades... Fábio Monteiro e família.

    ResponderExcluir
  3. Somente agora conheci seu blog e quero parabenizá-lo pelos bons textos.

    ResponderExcluir
  4. Só hoje tive tempo para abrir seu blog,mais como sempre as coisas que Deus separou para si, transmitem aquilo que o rebanho necessita de ouvir, e particularmente precisava ouvir e dar maior valor as coisas simples da vida, e observar Deus em cada pequenina expressão diaria.
    Que Deus abençoe a vcs

    Seu adimirador e sempre ovelha.
    Ronald Souza Ribeiro

    ResponderExcluir