quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal encarnação, luz e amor




Precisamos redescobrir o Natal. É tarefa nossa, urgente e intransferível. Redescobrir na perspectiva de quem o conhece, de quem conhece o seu verdadeiro sentido, porque para a grande maioria, inclusive de membros das Igrejas chamadas cristãs o desafio é descobrir a verdade sobre o natal. Não estou falando de banir das lojas o Papai Noel, jogarmos fora os pinheiros e apagarmos os pisca-piscas. Não estou falando de amaldiçoar o natal e tudo que se relaciona com ele, mas de buscarmos nas escrituras a verdade sobre o Natal e sobre Aquele que festejamos o nascimento.
Para tanto precisamos conhecer a doutrina bíblica da encarnação. Entender o sentido do natal sem entender a encarnação é simplesmente impossível, visto que o natal é a comemoração cristã do nascimento do menino Jesus, que para nascer em uma manjedoura desceu do seu trono de gloria e armou entre nós a sua tenda, tornando-se igual a nós, assumindo a nossa humanidade para depois morrer em nosso lugar na Cruz do Calvário pagando com a sua própria vida o preço da nossa salvação. Festejar o natal é festejar a encarnação do Deus que se tornou homem para no seu corpo humano sofrer a dor dos nossos pecados e levar toda a maldição das nossas culpas.
Celebrar o natal de Jesus de conformidade com o ensino bíblico é entender que o menino que nasceu pobre, em um curral na distante Belém é a luz do mundo, o prometido pelo profeta Isaias que profetizara muito tempo antes: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz “(Is 9.2).
O que nos ensina as escrituras é que sem Cristo o ser humano está em trevas e nas trevas, perdido, sem direção, sem esperança sem salvação. Os homens perdidos, cegos e sem rumo encontram em Cristo a luz do mundo a solução para seus conflitos internos e norte para suas vidas. Quando Ele entra em um coração toda treva e dissipada, toda escuridão é desfeita, todo medo é vencido. Natal é, portanto, celebrar o advento daquele que é a nossa luz.
Jamais devemos esquecer que o natal não tem relação com discursos inflamados sobre solidariedade, amor, compaixão. O nascimento de Cristo foi para nós a encarnação do amor de Deus. Por essa razão devemos todos os dias praticar o amor que Ele (Deus) derramou em nossos corações. O advento do natal foi único, mas o amor que o motivou deve ser multiplicado, praticado, dividido todos os dias, como prova irrefutável que fomos alcançados pelo Espírito que gerou em Maria o menino Jesus, cheio de amor e de bondade, nascido para matar a morte com a sua morte voluntária na cruz calvário. O natal não nos leva ao egoísmo das ceias nababescas, à embriaguez no vinho da indiferença, mas a ao amor que se encarnou por nós e por nós se doou.
Natal é encarnação, luz e amor. Sem encarnação, não haveria a luz que liberta os povos da escuridão e nem o amor que nos resgata das mãos do inimigo das nossas almas.
Celebremos o Natal com alegria e gratidão ao Senhor do Natal, Jesus Cristo.


Ivan José

Um comentário:

  1. A paz do Senhor, pastor Ivan!

    Gostei muito da mensagem e também desse cantinho o qual podemos está nos edificando com os seus textos.
    Muita saudade!! Agora estou mais ativa na net e manterei sempre contato.
    Bjs em Gildete e nos meninos.
    Que o Senhor continue a te abençoar e te usar poderosamente!!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir